Não seja um dementador emocional

[Iniciamos oficialmente a seção “Não seja…” no blog, em que buscamos iluminar as almas perdidas do mundo one post at a time.]

 

Se tem uma coisa que eu levo comigo de Harry Potter (além da msg de que o amor salva e é mais forte que tudo! <3) é a figura do dementador.

O dementador é sensacional pq é real. Esta figura emblemática fica zanzando nos céus até encontrar sua vítima e sugar sua alegria, sua alma, sua joy de vivre.

Muita gente não sabe, mas, no fundo (às vezes na superfície mesmo) é um dementador emocional.

O dementador espera você baixar a guarda pra sugar sua energia jogando comentários e “opiniões” ao léu, QUE VOCÊ NÃO SOLICITOU, estragando seu dia, acabando com sua autoestima e plantando questionamentos que antes não estavam lá. Insegurança. Incerteza. Medo. Enfim, tudo de ruim.

 

O dementador emocional é aquele que comenta coisas do tipo:

– Nossa, mas você engordou, hein?,  quando você mal entrou no recinto.

– Hahahahahaha, meu deus, que roupa ridícula você está usando???? Tira isso já, “amiga”.

– Você vai mesmo comer essa sobremesa? Depois reclama que não emagrece. Eyes roll…

– Não acho legal você cortar o cabelo curto, vai ficar pouco feminina. ¬¬

E por aí vai.

O pior do dementador emocional é que muitas vezes ele se esconde por trás da desculpa mais falsa do mundo: a suposta sinceridade.

O dementador sincerão

Gente, vamos esclarecer aqui. Ser sincero não é ser grosseiro, estúpido ou usar sua opinião para magoar o amiguinho ou a amiguinha. De fato, sua opinião é só isso. Algo em que você acredita. Ela é pessoal. Não é a regra que opera o mundo. As outras criaturas vivas ao seu redor não devem se comportar de jeito X ou Y só pq VC ACHA. Ou vc QUER.

Sinceramente [ahaha, viram o que eu fiz aqui?], dane-se o que você acha. Ainda mais se você usa essa sua pretensa boa vontade, essa ânsia de “ajudar o outro” pra tecer comentários maldosos e minar a felicidade do outro.

Isso não é sinceridade. É estupidez. É arrogância. É necessidade de se provar melhor ao humilhar o outro e mostrar que ele não vale nada. Vamos repensar essa atitude, por favor?

Um guia

Para ajudar os dementadores emocionais em recuperação, o Vivendo à Vista! elaborou um guia sobre como eles devem se portar em determinadas situações.

Você pode imprimir essa tabelinha e colar em lugares de fácil acesso (na carteira, na agenda, na testa) a fim de consultar quando necessário. Os espaços em branco são para você completar com novas situações a partir da sua realidade:

 

Situação

O que o dementador emocional deve falar

Amig@ engordou lots. NADA, pois não é da sua conta.
Amigo tá com uma barba quilométrica e você acha que ele parece um mendigo. NADA, pois não é da sua conta. Plus: comentários preconceituosos não devem ser externados, mas sim trabalhados internamente para que sejam eliminados da sua vida.
Pessoa que você mal conhece falou que quer fazer uma tatuagem e você abomina a ideia. NADA, pois não é da sua conta.
Pessoa revelou que é homossexual, bi,  assexual, um unicórnio, o que for. Você está doido pra fazer um milhão de comentários negativos a respeito. NADA, POIS DEFINITIVAMENTE NÃO É DA SUA CONTA.

(Aliás, não entendo essa obsessão com a sexualidade dos outros, pois taí um assunto que efetivamente afeta ZERO a sua vida. Deixa a galera ser feliz. Plus, unicórnios são tão fofinhos!)

Amiga tá indo mto na academia e, aos seus olhos, está masculinizada. NADA, pois é só sua opinião pessoal.
Amiga tá com 34 anos e você está ouvindo um relógio biológico imaginário (dela) apitando loucamente. Lá vem a ânsia de cobrar uns herdeiros da pessoa… NADA! Se tem coisa mais xarope nessa vida é essa praga de cobrança por filhos. Parem com isso.
 Você vê um homem usando maquiagem e pensa “Whaaaaat?”  NADA, não é da sua conta.

(Maquiagem não tem gênero, gente. Deixa o homem ser lindo e feliz. Dica: no Youtube tem uns canais de homens que ensinam a maquiar. You can learn a thing or two with them… #justsaying)

 

Resumão do ENEM da vida

Pensou em criticar alguém ou falar mal por nada -> Não fale. Deixe a pessoa ser feliz e se preocupe em melhorar a si mesmo.

 

O importante é perceber o seguinte: como fui ensinada na vida, as palavras têm poder. Então, se você não puder falar nada de positivo, não fale nada. A ideia não é ser a falsiane e jogar elogios insinceros na cara de todo mundo. Pelo contrário, o trabalho aqui proposto é o de NÃO VERBALIZAR TUDO QUE DÁ NA SUA TELHA. A vida não é uma seção de comentários de portal de internet. As pessoas se magoam, elas têm expectativas e sentimentos. Se você viu algo que não gostou em outra pessoa ou “desaprova” uma atitude dela, mas isso em nada interfere na sua vida de verdade, pra quê vc vai lá atacar a pessoa de graça? No fim, vc não tem nada a ver com isso.

 

Bônus: Não seja vítima (ou, usando seu patrono interior)

Se você for vítima de um dementador emocional e sofrer um ataque, use seu patrono interior para acabar com ele.

 magic GIF

Do what you gotta do!

 

Não se faça de rogad@. Rebata o comentário.

Ouviu que a roupa está feia? “Mas eu amei e isso basta, obrigada.”

Falaram que engordou? “Mas olha que engraçado, nunca me senti tão linda na vida, tô super curtindo meu corpo.”

A sua autoestima é a sua blindagem. O reforço sobre sua decisão, a segurança na sua escolha, e o amor próprio acima de tudo são o expecto patronum infalível para lidar com os dementadores emocionais e enfraquecer os poderes que eles ACHAM que têm sobre você.

 

 vintage comics wonder woman GIF

Rebatendo as críticas dos dementadores emocionais like…

 

As pessoas nos tratam como nós deixamos que elas nos tratem. Vamos mandar uns dementadores back to Azkaban, pfv?! ;D

5

Clique no botão abaixo para seguir o Vivendo à Vista! e receber notificações via RSS
rss

Você pode gostar também

Sem comentários

Deixe uma resposta