Receitas caseiras

Hoje, como prometi, publico as receitinhas caseiras que venho fazendo.

As receitas não são de minha autoria. Como contei aqui, eu fiz um curso no Das Nuvens, em que a Vero nos ensinou como fazer as coisas. Assim, as receitas são dela. Mas eu tenho minhas considerações sobre cada uma, espero que possa te ajudar caso você tente fazer alguma delas. Vá com o coração aberto. ; D

Desodorante

desodorante

Ingredientes:

Leite de magnésia

5 gotas de óleo de lavanda

3 gotas de óleo de Tea Tree (melaleuca)

Você pode acrescentar ainda: óleos essenciais para aroma (rosas, gerânio, ylang ylang).

Como fazer:

Eu tenho uma garrafinha de vidro de 60 ml que uso para fazer a mistura. Escolha um recipiente para fazer seu desodorante, de preferência com um spray. Coloque o leite de magnésia em ¾ do recipiente. Em seguida, acrescente os óleos e misture. Além dos indicados, eu coloco também 5 gotas de óleo de menta, o que deixa minhas axilas com um maravilhoso cheiro de sauna. Chacoalhe tudo e use, borrifando na área indicada. Três borrifadas são suficientes para uma vida mais feliz.

Considerações

Eu tinha muito problema com os desodorantes tradicionais, não importando se eram em spray, aerossol, creme ou roll-on. Meu problema mesmo (e aqui estamos mais uma vez entrando naquela área de intimidade constrangedora) era o odor, que sempre me incomodou. Com esse desodorante caseiro percebo que o cheiro ruim diminui muito, simplesmente suo normalmente agora. É um milagre. Por isso é o primeiro que recomendo a fazer; os resultados são muito bons. Preciso alertar, porém, que este desodorante não deixa a axila sequinha como os produtos de farmácia, então se você se incomoda com isso acho que esse item não é pra você.

 

Esfoliante

esfoliante

Esse é o item que mais se popularizou entre as minhas amigas, e também é ridículo de fácil de fazer.

Ingredientes:

100 g café

30g Óleo de coco

Como fazer:

Bom, começa que eu não sei medir quando tenho 100g de nada, por isso, eu faço a receita da seguinte forma: separo a borra do café passado e deixo em um pratinho, pra secar (eu não uso café novo pra isso). Com ele seco, eu junto 6 colheres de sopa cheias em um recipiente de vidro (já fiz em recipiente de plástico e achei que no de vidro respondeu melhor), com 3 colheres de sopa rasas de óleo. E misturo. Está pronto.

Às vezes eu acho que está muito áspero, coloco mais óleo. Se está com óleo em excesso, mais café. É tudo uma questão de adaptar à sua pele e à sua preferência.

Deixo o recipiente de vidro dentro do box, e uso quase todos os dias no lugar do sabonete, esfoliando, hidratando e limpando de uma vez. Diz que é bom pra massagear a barriga, as coxas e a butt para firmar a pele e ajudar na celulite. Faça movimentos circulares nessas regiões (achei que ajudou mesmo nesse ponto).

Considerações

Em primeiro lugar, saiba que . Se você tem toque com isso ou não gosta de se sentir em um banco de argila, talvez não seja uma boa fazer esse esfoliante (mas você pode procurar outros na internet também).  Se você tem pele muito sensível, eu também não recomendo o uso, pois esse esfoliante é bem abrasivo. Mas se nada disso pega pra você, vai fundo porque o resultado é inacreditável. A pele fica muito macia, uma delícia. E você não está matando nenhum peixinho com isso, como falei aqui.

Finalmente, você pode fazer uma porção separada e colocar mel cru (na mesma quantidade do óleo) para usar no rosto. Esse eu nunca tentei, mas a dica está dada.

 

Pasta de dente

pasta-de-dente

Esse é o item mais complicado de fazer porque tem vários ingredientes. Eu só fiz uma vez, vou refazer nos próximos dias pois a mistura está no fim.

Ingredientes:

120g de óleo de coco

70g de bicarbonato de sódio

20g de xilitol (é um adoçante. Você encontra em lojas de produtos naturais)

5 gotas de óleo de tea tree (melaleuca)

10 gotas de óleo de menta

5 gotas de água oxigenada

Você também pode colocar pó mineral e óleo essencial de laranja ou de limão.

Como fazer:

O óleo de coco deve ser derretido antes de ser usado (se estiver sólido, obviamente. Se você mora no Sul, provavelmente vai estar uma pedra). Se você, como eu, não consegue saber se está usando ou não 120g de alguma coisa, faça proporcional: 4 colheres de óleo de coco para 3 de bicarbonato, para 1 pequenininha de xilitol. Misture primeiro os óleos, depois acrescente os ingredientes secos. A mistura vai ficar branca e deve ser guardada na geladeira ou refrigerador por 10/15 min. (Na primeira vez que fizemos não refrigeramos e ficou td bem, mas aqui estou passando a receita certinha). Tire da geladeira e dê mais uma misturada, percebendo que a massinha que se formou está com uma consistência grossa.

Eu fiz a mistura com quantidades menores de cada ingrediente e em uma vasilha bem pequena. O ideal é usar uma quantidade mini em cada escovada, então ele vai durar bastante. Novamente, escolha um recipiente de vidro.

Considerações

Essa pasta de dente tem O PIOR GOSTO DE TODOS OS TEMPOS. Sério, O PIOR. Enquanto está usando é inevitável pensar o porquê do autoflagelo em esfregar uma coisa dessas nos dentes. Mas daí você enxagua. E os seus dentes ficam LIMPOS COMO NUNCA. Nenhuma Colgate ou Tandy Morango fez o que essa pastinha fez. Fica por sua conta e risco. = P

Ah, lembre-se de que você vai colocar sua escova de dentes dentro do recipiente toda vez, não estamos falando de embalagem de bisnaguinha… Se você tem nojinho (vai saber), pule esse item.

Bochecho

Uma das coisas mais legais dos últimos tempos.

Ingrediente:

Óleo de coco

O bochecho com óleo de coco é também conhecido como oil pulling, uma técnica indiana para desintoxicação e purificação.

Como fazer

Basicamente você pega uma colher de sopa de óleo de coco (em estado líquido) e coloca na boca, sem engolir, e faz bochecho com ela por, pelo menos 15 minutos. É gostoso? Claro que não é. A consistência do óleo não é exatamente uma maravilha e o gosto é um tanto ruim. Mas olha, ao final – quando você cospe e lava os dentes – a sensação é maravilhosa!!! A boca fica muito muito limpinha. Como a técnica é para saúde bocal em primeiro lugar, vale muito a pena fazer se você tem problema com aftas ou outras feridas bucais.

Considerações

De maneira geral, os praticantes do oil pulling acreditam que o óleo ajuda a tirar as toxinas do corpo, favorecendo a saúde como um todo. É importante você fazer isso uma vez por semana, pelo menos, ao acordar, sem ter consumido nenhuma comida ou bebida antes. Então acordou, faz o bochecho e daí segue com a sua vida. Você pode tentar por um mês pra ver se sente algum benefício. ;D

Obs. gerais:

  • Alguns produtos podem parecer caros de comprar, como os óleos (especialmente o de lavanda) e o xilitol. Pense, porém, que você usa muito pouco dessas matérias-primas, elas vão durar muito tempo, então acaba valendo a pena.
  • Busque pelos produtos na internet, pois volta e meia lojas on-line oferecem descontos que as lojas físicas não conseguem reproduzir. Se for o caso, divida as compras com amigas, a fim de custear o frete.
  • Mesmo que você não queira fazer nada, eu sugiro fortemente que você compre o óleo de coco, porque ele é um praticamente o MANÁ!!! Dá pra usar nos cabelos pra fazer umectação ou hidratar, assim como no rosto, pra hidratar também. Além do bochecho e do esfoliante. Na internet existem várias receitas com esse ingrediente e diferentes aplicações, basta pesquisar pra ver como compensa.

Naturalmente essas não são as únicas formas de fazer os “produtos” indicados. Se não rolou pra você, não desanime. Busque outras receitas e adapte ao seu gosto e modo de vida. Acho que o mais importante mesmo é tentar e ver se gosta. Eu, pelo menos, não voltei atrás em nenhuma das coisas que fiz.

Se você tem outras receitas interessantes para compartilhar, acho que agora é a hora.

0

Clique no botão abaixo para seguir o Vivendo à Vista! e receber notificações via RSS
rss

Você pode gostar também

Sem comentários

Deixe uma resposta